Desenrola Brasil: oportunidade de renegociar dívidas e limpar o nome
Anunciado no dia 05/06, o novo programa lançado pelo Governo Federal promete beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros com a renegociação de dívidas a partir de julho de 2023.
Os juros desse financiamento serão de 1,99% a.m.
O programa garantirá a renegociação de dívidas para dois grupos, de acordo com a seguinte divisão:
Faixa I: compreende as pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa deve garantir a negociação de dívidas de até R$ 5 mil, de acordo com o Ministério da Fazenda.
Algumas dívidas não serão renegociadas, como: crédito rural; financiamento imobiliário; créditos com garantia real; operações com funding ou risco de terceiro.
Além disso, qualquer credor que deseje participar do Desenrola deverá abonar dívidas que estejam em aberto no valor de até R$ 100.
Faixa II: esse grupo compreende as pessoas com dívidas em bancos. Os bancos que aderirem ao projeto e oferecerem descontos na renegociação da dívida vão receber um incentivo do governo para fomentar a oferta de crédito.
Nessa categoria, o governo não oferecerá garantias na renegociação.
Ambas as faixas estão isentas de pagamento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Essa é uma oportunidade para quem estiver negativado fazer a quitação e melhorar o relacionamento no mercado, conseguindo acesso ao crédito.